Bem vindo, Camaçari, 20 de Novembro de 2018

Com cobertura vacinal abaixo da meta, estado tem plano para evitar sarampo

Escrito por: Pesquisa Web - Ciência e Saúde - 10 de Julho de 2018

Os recentes casos confirmados de sarampo no Rio de Janeiro e no Norte do país levantaram o alerta na Bahia. A preocupação aumentou com o balanço a cobertura vacinal no ano passado – os índices, que costumavam bater a meta de 95%, ficaram em pouco mais de 76%. Por isso, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) montou um plano de emergência para evitar que a doença chegue por aqui.

De acordo com o coordenador de imunização da Sesab, Ramon Saavedra, o órgão emitiu um alerta para sensibilizar as regionais de saúde para o risco de reintrodução da doença e para chamar atenção para possíveis casos suspeitos.

Os alertas devem começar a ser emitidos ainda esta semana, mas uma primeira reunião técnica com os secretários de saúde das 63 cidades que estão com baixa cobertura vacinal para poliomielite está prevista para o dia 13. Depois, outro encontro deverá ser realizado com a presença dos prefeitos. Por fim, mais uma reunião técnica está prevista para acontecer entre os dias 19 e 20 com todas as cidades.

“Tudo isso deve ser atividade de rotina, mas, dado o risco real pelo fato de o vírus estar circulando em território nacional e, levando em conta que a Bahia tem forte fluxo turístico, é importante que essas ações sejam intensificadas”, adianta o coordenador de imunização. 

Este ano, entre janeiro e abril, o estado teve 24 suspeitas de doenças como sarampo e rubéola. No ano passado, foram 78 suspeitas de sarampo. Nenhum caso positivo foi registrado.

“Nossa preocupação com o sarampo é com os 417 municípios do estado. O serviço público de saúde precisa atuar, mas a população também precisa ter consciência sanitária e o seu papel nesse contexto. Se a cobertura vacinal diminui, cria-se um cenário propício para a doença voltar, porque vão existir os bolsões vulneráveis”.

Em agosto, a Campanha Nacional de Vacinação também deve contribuir para aumentar os índices de imunização. Todas as crianças com idades até 5 anos deverão ser vacinadas entre os dias 6 e 31 de agosto.

Outras Notícias:

Ciência e Saúde
Escrito por: Pesquisa Web
19 de Novembro de 2018
 Veja Mais
Ciência e Saúde
Escrito por: Pesquisa Web
19 de Novembro de 2018
 Veja Mais
Ciência e Saúde
Escrito por: Pesquisa Web
19 de Novembro de 2018
 Veja Mais
Ciência e Saúde
Escrito por: G1
17 de Novembro de 2018
 Veja Mais
Ciência e Saúde
Escrito por: Pesquisa Web
17 de Novembro de 2018
 Veja Mais
Ciência e Saúde
Escrito por: EBC
17 de Novembro de 2018
 Veja Mais
 Veja todas as notícias

Buscar em Notícias

Cadastre-se

Receba nossos informativos no seu email:

Enquete

Na sua opinião Camaçari tem as melhores praias

Resultado

Praça Desembargador Montenegro, n° 35, Centro,
Camaçari - BA
CEP: 42800-020

71.3627-5293
contato@camacarinoticias.com.br

Navegação Rápida