Bem vindo, Camaçari, 18 de Dezembro de 2018

Primeiro senador gay é eleito e representatividade LGBT aumenta no Congresso

Escrito por: Pesquisa Web - Política - 09 de Outubro de 2018

Fabiano Contarato é gay e foi o senador mais votado do Espírito Santo.

 


Com 1.117.036 de votos, Fabiano Contarato (Rede) foi o senador mais votado do Espírito Santo. Casado e com um filho, Fabiano será o primeiro senador homossexual da história do Brasil. Além do capixaba, foram eleitos os deputados Marcelo Calero (PPS-RJ) e Jean Wyllys (Psol-RJ). Na última legislatura, dos 594 parlamentares, apenas um era assumidamente gay, o próprio Jean Wyllys.

Os membros da comunidade LGBT+ não necessariamente vão legislar em favor das pautas LGBTs. A assessoria do deputado Marcelo Calero informou que ele defende pautas liberais em diversos assuntos, mas essa não é uma bandeira. Nessas eleições, a comunidade LGBT teve grande representatividade, avalia o presidente da Aliança Nacional LGBTI+ e colunista do Congresso em Foco, Toni Reis.

“Nestas eleições de 2018, numa primeira análise, houve um aumento das bancadas conservadoras e uma candidatura presidencial com discurso extremado. Por outro lado, dentro das casas legislativas também continuará havendo bancadas progressistas que defendem os direitos humanos e respeitam a diversidade, as quais serão nossa resistência”, disse Toni.

Depois do resultado, os três parlamentares comemoraram o resultado. Fabiano fez uma transmissão ao vivo no Facebook, em que agradeceu a confiança. “Eu vou honrar esse um milhão e cem votos. Fui eleito sem mandato, não estava na mídia. O que marcou foi que eu cumpri humildemente o que estava na Constituição, onde diz que todos são iguais perante a lei”, disse Fabiano. “Pode ter certeza que a faxina moral vai começar no Senado”.

Marcelo comemorou no Twitter: “Muito, muito obrigado povo do Rio de Janeiro! Tenham certeza que honrarei com dignidade a confiança que vcs me deram hoje com esse mandato! A renovação venceu! E deu a resposta que a velha política merecia! Vamos com tudo!”

“Nosso mandato foi renovado para mais quatro anos de resistência”, escreveu Jean Wyllys. Fonte: Congresso em Foco*

Outras Notícias:

 Veja todas as notícias

Buscar em Notícias

Cadastre-se

Receba nossos informativos no seu email:

Enquete

Na sua opinião Camaçari tem as melhores praias

Resultado

Praça Desembargador Montenegro, n° 35, Centro,
Camaçari - BA
CEP: 42800-020

71.3627-5293
contato@camacarinoticias.com.br

Navegação Rápida