Bem vindo, Camaçari, 20 de Julho de 2018

Instituto Couto Maia é inaugurado em Salvador

Escrito por: Pesquisa Web - Salvador - 06 de Julho de 2018

O Instituto Couto Maia, localizado em Cajazeiras, em Salvador, foi inaugurado na manhã desta sexta-feira (6) pelo governador Rui Costa. O instituto deu lugar ao antigo hospital e agora funcionará como centro especializado no tratamento de doenças infectocontagiosas e referência internacional em pesquisa no campo de doenças infecciosas.

"Esta estrutura inaugurada hoje não deve nada ao melhor hospital particular do Brasil. Foi possível por meio de uma parceria público-privada, onde o serviço médico é ofertado por profissionais do Estado, e todos os outros serviços de gerenciamento são feitos pela PPP. Tecnologicamente, nós temos aqui os melhores equipamentos e todos os prontuários serão digitais, enfim, é um hospital moderno para atender o povo", afirmou o governador durante a visita guiada na nova instalação.

A intervenção, cujo investimento somou R$ 120 milhões, permitiu a construção de 120 leitos, sendo 20 Unidades de Terapia Intensiva (UTI). O Icom vai prestar atendimento de urgência e emergência e foi dotado de ambulatório especializado, de um Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie), uma agência transfusional e, ainda, serviço de reabilitação e de logística.

"Além de dobrarmos a capacidade de internação, estamos oferecendo aqui um sistema de isolamento de doenças infectocontagiosas, impedindo que haja contaminação cruzada entre os pacientes, o que configura esse hospital como um dos mais seguros do mundo", afirmou o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas.

Entre as ofertas do novo instituto de saúde está, também, o serviço de apoio diagnóstico com equipamentos de radiologia, ultrassonografia, tomografia computadorizada, endoscopia digestiva, eletrocardiografia e eletroencefalografia.

O Icom é fruto de uma parceria público-privada (PPP), na qual o Estado entra com o setor assistencial, munindo o com 780 profissionais entre médicos e enfermeiros, e o lado privado foi responsável pela construção, aquisição de equipamentos, e pela contratação dos serviços como administrativo, limpeza e portaria, totalizando 263 profissionais.

A partir desta segunda-feira (9), se inicia o atendimento ambulatorial no Icom, substituindo em definitivo as atividades realizadas no Hospital Couto Maia. O Icom oferece em nível ambulatorial consultas nas especialidades de HIV/AIDS, hanseníase, infectologia geral e neuro-infectologia. Já o pronto atendimento e o Crie, passam a funcionar no dia seguinte, na terça-feira (10). Entre os dias 9 e 11 de julho, os pacientes internados no Hospital Couto Maia serão transferidos para o Icom.

Outras Notícias:

Salvador
Escrito por: CN com Assessoria de Comunicação
20 de Julho de 2018
 Veja Mais
Salvador
Escrito por: CN com Assessoria de Comunicação
19 de Julho de 2018
 Veja Mais
Salvador
Escrito por: CN com Assessoria de Comunicação
19 de Julho de 2018
 Veja Mais
 Veja todas as notícias

Buscar em Notícias

Cadastre-se

Receba nossos informativos no seu email:

Enquete

Você avalia o governo Rui Costa positivamente em qual setor?

Resultado

Praça Desembargador Montenegro, n° 35, Centro,
Camaçari - BA
CEP: 42800-020

71.3627-5293
contato@camacarinoticias.com.br

Navegação Rápida