Bem vindo, Camaçari, 10 de Dezembro de 2018

Agora mais trabalhadores terão direito a sacar dinheiro do PIS: é o seu caso?

Escrito por: Pesquisa Web - Economia - 11 de Junho de 2018

 

Pessoas de qualquer idade que tenham trabalhado com carteira assinada de 1971 a 1988 e ainda não tenham retirado o dinheiro do PIS/Pasep podem consultar se têm algum valor para receber na Caixa Econômica Federal e no Banco do Brasil.

A expectativa do Governo é que a grana seja liberada após sanção presidencial, com um prazo de resgate até 29 de junho. De qualquer forma, o cidadão terá que esperar a divulgação de um calendário de saques.

No total, são 28,7 milhões de trabalhadores que têm direito a essa graninha e, segundo o Governo, apenas 3,4 milhões já sacaram. Saiba como descobrir se você tem PIS/Pasep para sacar e o que fazer para garantir o recurso.

O Governo aguarda liberação de Temer para instaurar a chamada "janela temporal", em que pessoas de qualquer idade poderão resgatar o saque do PIS/Pasep que ainda não mexeram.

Em um primeiro momento, os saques deverão ser feitos em um calendário (ainda não divulgado) até 29 de junho. Mas a Medida Provisória dá brecha para que o Governo aumente esse prazo até 28 de setembro.

Quem será beneficiado
Só serão beneficiados aqueles que trabalharam com carteira assinada até 4 de outubro de 1988, pois, depois, a Constituição passou a destinar as contribuições do PIS/Pasep para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e para o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). As informações são da Agência Brasil.

Esta é uma mudança para injetar mais dinheiro na economia brasileira. De acordo com o Ministério do Planejamento, são R$ 39,5 bilhões disponíveis e, até agora, apenas R$ 4,9 bilhões foram retirados pelos cotistas. A lei só passa a valer depois que Temer assinar. Por enquanto, o saque total só pode ser feito quando o trabalhador completa 60 anos, se aposenta ou tem doença grave ou invalidez.

Como consultar sua situação
Se você trabalhou entre 1971 e 1988, pode consultar sua situação pelo site da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, que também disponibiliza informações nos terminais de autoatendimento.

Outras Notícias:

 Veja todas as notícias

Buscar em Notícias

Cadastre-se

Receba nossos informativos no seu email:

Enquete

Na sua opinião Camaçari tem as melhores praias

Resultado

Praça Desembargador Montenegro, n° 35, Centro,
Camaçari - BA
CEP: 42800-020

71.3627-5293
contato@camacarinoticias.com.br

Navegação Rápida