Bem vindo, Camaçari, 17 de Agosto de 2018

Entenda porque o nordestino precisa tanto de feijão pra manter sua famosa força

Escrito por: Camaçari Notícias - Bahia - 18 de Julho de 2018

Marilla Alencar escreve sobre a importância do feijão no prato do nordestino

A nutricionista Marílla Cunha Alencar* apresenta hoje aos leitores um dos produtos mais tradicionais da alimentação nordestina, o feijão, que tem presença importante  na economia da Bahia, a exemplo do município Irecê, que é conhecida nacionalmente como a terra do feijão. 

O objetivo de Marilla com este trabalho literário é levar para outras regiões do Brasil, informações sobre a riqueza da culinária dos moradores da região nordeste.  Os textos vêm fazendo bastante sucesso na Região Metropolitana de Salvador e alcançando moradores de outros estados, que acompanham o trabalho do jornal Camaçari Notícias. Boa leitura!


Como já falado nas matérias anteriores, a culinária nordestina é uma das mais ricas em sabores, aromas e cores. O da vez é o “feijão”. Tipicamente da região nordeste, com nome cientifico Phaseslus Vulgaris L e inserido no grupo das leguminosas.

 

No Brasil, principalmente na região nordeste, é um alimento básico, consumido diariamente pela população tornando-se como principal fonte de proteína vegetal. O feijão pode ser utilizado de diversas maneiras na culinária, em preparações salgadas e doces.

 

Há vários tipos de feijão, tais como feijão carioca, o mais consumido no Brasil, feijão tropeiro, branco, roxinho, andu, preto, muito utilizado em feijoada, sendo este mais rico em ferro, feijão de corda, conhecido também como fradinho ou verde, entre outros.

 

O feijão é composto por muitos nutrientes, entre eles é rico em proteína vegetal e fibras, fonte de vitamina B1, B2, B3, B9 que contribui para o bom funcionamento do sistema nervoso, minerais como ferro, potássio, fósforo, cálcio, cobre, zinco, magnésio. Além disso, é fonte de acido fólico e lisina, aminoácido que contribui para o crescimento de crianças e adolescentes, fundamental, porém o corpo não produz. A recomendação de consumo do feijão é de uma porção por dia.

Entre os benefícios do feijão, ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares, baixa a glicemia nos casos de diabéticos, diminui o triglicerídeo, o colesterol, controla a pressão arterial, previne anemia e ajuda no funcionamento do intestino. As fibras presentes no feijão auxiliam na saciedade, podendo ajudar no processo de emagrecimento. O feijão também tem compostos antioxidantes e fitoquímicos que são importantes na proteção contra o câncer. 

Para quem tem intolerância ao feijão, uma dica é deixar o feijão de molho da noite para o dia, trocando e desprezando a água, pois a maioria dos compostos que causam a intolerância sai na mesma, e cozinhar o feijão em outra água, isso irá amenizar os sintomas. 

Ficar atento para quem tem gota, ácido úrico elevado, o feijão é um item na dieta que precisa de uma atenção maior, cuidado no exagero. 

Como em toda dica de alimentação saudável, consumir no equilíbrio, sem excessos. 

 

Receita: 

Feijão tropeiro

 

Ingredientes:

500g de feijão fradinho cozido;

200g de toucinho;

1 concha de óleo;

1 cebola média picada;

4 dentes de alho;

5 ovos;

1 colher de sopa de sal;

Cheiro verde a gosto;

200g de farinha de mandioca.

Modo de preparo

Coloque o óleo em uma panela e doure a cebola, acrescentando o bacon e frite bem. Adicione o alho, sal e os ovos, misturando com cuidado. Refogue o feijão, baixe o fogo, misture a farinha aos poucos e o cheiro verde.

---------------  

*Marilla Cunha Alencar

Especialista em Gestão em Unidades Produtoras de Refeições e Alimentos;
Pós graduada em Docência do Ensino Superior;
Pós  graduanda em Nutrição Esportiva Funcional

Atendimentos:
Policlinica Humanas - Irecê
Bio saúde - Ibititá

maryllacunhaalencar@hotmail.com

Facebook: Marilla Cunha Alencar

IG: Marillaalencar


 

Outras Notícias:

Bahia
Escrito por: CN com Assessoria de Comunicação
16 de Agosto de 2018
 Veja Mais
Bahia
Escrito por: CN com Assessoria de Comunicação
16 de Agosto de 2018
 Veja Mais
 Veja todas as notícias

Buscar em Notícias

Cadastre-se

Receba nossos informativos no seu email:

Enquete

Como está o estado de conservação das ruas e estradas de Camaçari na sua opinião?

Resultado

Praça Desembargador Montenegro, n° 35, Centro,
Camaçari - BA
CEP: 42800-020

71.3627-5293
contato@camacarinoticias.com.br

Navegação Rápida