Bem vindo, Camaçari, 17 de Novembro de 2018

Eleições 2018: TRE-BA alinha ações para coibição da propaganda irregular

Escrito por: Pesquisa Web - Bahia - 16 de Agosto de 2018

Para alinhar estratégias relacionadas às Eleições Gerais de 2018, as 8ª e 9ª zonas eleitorais, responsáveis pelo exercício do Poder de Polícia na capital, realizaram uma reunião com representantes da Limpurb, Polícia Militar da Bahia (PM-BA), Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), prefeitura, Ministério Público (MP-BA), Ministério Público Eleitoral (MPE) e Polícia Federal (PF). Também estiveram presentes, a diretora-geral do Eleitoral baiano, Fabíola Mazzei, e demais servidores ligados à atividade, que terá início nesta quinta (16/8), quando passa a ser autorizada a propaganda eleitoral. 

O encontro, realizado na terça-feira (14/8), foi conduzido pelas juízas eleitorais Liz Rezende de Andrade (8ª ZE) e Karla Adriana Barnuevo de Azevedo (9ª ZE). Foram abordados aspectos relevantes ao pleito e a atribuição de cada órgão. “Esse encontro foi fundamental porque nele nós conseguimos ter representantes de vários órgãos, o que foi fundamental para alinharmos as rotinas e, desse modo, garantir a eficiência do trabalho que nos foi atribuído, que é o exercício do Poder de Polícia sobre a propaganda eleitoral em Salvador”, pontuou a juíza Liz Rezende. 

Durante a reunião, foram definidas as atribuições de cada órgão, o apoio que cada um prestará e o que será preciso para que o trabalho seja realizado de forma eficiente. Entre os pontos abordados, a poluição sonora oriunda de propaganda eleitoral. “Acredito que essa situação deva ser bem fiscalizada porque incomoda muito, é objeto de muitas denúncias”, contou Liz.   

Outro ponto fundamental foi o descarte de materiais de campanha irregulares, a exemplo de placas, cartazes, faixas e demais objetos, que ficará sob responsabilidade da Limpurb. Dessa forma, o órgão recolherá, armazenará, por um curto prazo, e destruirá os objetos apreendidos nas operações. “Temos relatos que em épocas anteriores, o material apreendido ficava armazenado sem destinação e, hoje, conseguimos alinhar, seguindo orientação da Corregedoria Regional Eleitoral, a possibilidade de eliminação imediata dessa propaganda irregular com retenção de um exemplar para efeito de documentar a situação”, concluiu. 

Poder de Polícia 

O Poder de Polícia passa a vigorar nesta quinta-feira (16/8), quando começa a Propaganda Eleitoral das Eleições 2018. O exercício do Poder de Polícia na capital baiana obedece a Resolução administrativa Nº 7/2018, que designou às juízas eleitorais da 8ª e 9ª (ZEs), a responsabilidade de fiscalizar e apreender, sendo o caso, materiais irregulares da propaganda eleitoral. 

Canais de denúncias 

O eleitor que desejar comunicar possíveis irregularidades eleitorais poderá registrar sua queixa por meio do aplicativo Pardal, ferramenta gratuita, disponibilizada no site do TRE-BA. O Pardal pode ser baixado nas lojas virtuais Google Play e Apple Store. Por ele, é possível comunicar ao Regional baiano ocorrências relativas à propaganda irregular, compra de votos ou qualquer outra infração eleitoral. Para o registro de ocorrências, o cidadão deverá preencher formulário, informando, obrigatoriamente, nome e CPF. Além disso, será necessário encaminhar elementos que indiquem a existência do fato noticiado, tais como vídeos, fotos ou áudios. O sigilo poderá ser solicitado à Justiça Eleitoral. 

O cidadão também poderá registrar suas queixas na Ouvidoria do Regional, por meio do endereço ouvidoria@tre-ba.jus.br e/ou telefone (71) 3373-7000. Outra forma de denúncia é a presencial, bastando ao eleitor comparecer a sede do TRE-BA e registrar sua acusação, com as devidas provas (foto, vídeo e etc).

Outras Notícias:

 Veja todas as notícias

Buscar em Notícias

Cadastre-se

Receba nossos informativos no seu email:

Enquete

Na sua opinião Camaçari tem as melhores praias

Resultado

Praça Desembargador Montenegro, n° 35, Centro,
Camaçari - BA
CEP: 42800-020

71.3627-5293
contato@camacarinoticias.com.br

Navegação Rápida