Bem vindo, Camaçari, 25 de Setembro de 2018

Dieta do ovo: uma alternativa para o emagrecimento rápido

Escrito por: Pesquisa Web - Dicas da Gisa - 29 de Junho de 2018

 

Em busca de um programa alimentar para emagrecimento rápido, muitas dietas têm surgido na internet para este fim, como é o caso da dieta do ovo. Mas será que todas essas dietas são saudáveis? Será que são todas boas opções para qualquer pessoa?

A nutricionista Ana Paula Alegretti fala um pouco sobre a dieta do ovo, como funciona, quais são os seus benefícios para o organismo e também as precauções que devem ser tomadas em relação a essa dieta. Além disso, apresenta um cardápio de sete dias para você seguir. Confira.

Como funciona a dieta do ovo
A famosa dieta do ovo propõe a redução do consumo de carboidratos e o aumento da ingestão de proteínas e gorduras boas, por meio do ovo, principalmente cozido, em várias refeições do dia. De maneira geral, essa dieta consiste em comer um ovo antes de cada refeição (café, almoço e janta), por um período temporário, geralmente de uma semana, com o propósito de gerar saciedade com um alimento protéico.

De acordo com Ana Paula, o ovo é um alimento que possui proteína de qualidade, por ser formado por aminoácidos essenciais. Isso faz com que tenhamos maior sensação de saciedade. A clara do ovo é rica em albumina, que auxilia na reparação dos músculos. A gema do ovo possui muitos nutrientes e é fonte de ferro, ácido fólico, lecitina, antioxidantes, ômega 3, vitaminas B, E, entre outros.

Benefícios
“O ovo é um alimento muito completo”, diz Ana Paula, podendo trazer vários benefícios para o nosso organismo quando ingeridos na quantidade adequada, conforme orientação profissional. Vejamos alguns destes excelentes benefícios:

• Aumenta a sensação de saciedade;
• Auxilia no ganho de massa magra;
• Combate a flacidez;
• Atua na saúde cerebral;
• Diminui a produção de açúcares, controlando a glicose;
• Fonte de vitaminas e proteínas essenciais;

Com isso, podemos considerar o ovo como um alimento estratégico para aqueles que buscam emagrecer de forma saudável. A nutricionista reforça a importância de que, cada indivíduo tem um organismo diferente, por isso, é preciso que antes de iniciar uma dieta, ele procure um profissional para orientar.

Cardápio da dieta do ovo
A nutricionista Ana Paula nos apresentou um modelo da dieta do ovo, para termos uma ideia de como ela funciona nas refeições do cotidiano. Por ser uma dieta restritiva, não é indicado que se faça por muito tempo. Por isso, Ana Paula prescreveu um modelo de dieta para uma semana, com todas as refeições do dia, veja só:

No intervalo das principais refeições, a nutricionista indica que se consuma o máximo de água ou chás naturais e diuréticos para manter a hidratação e gerar saciedade. Pelo padrão da dieta do ovo, que pretende diminuir ao máximo o consumo de carboidratos, não é receitado nenhum lanche no intervalo das refeições.

Os alimentos podem variar conforme a necessidade de cada paciente, diz Ana Paula. É essencial que a dieta seja seguida por dias consecutivos, variando entre 5 a 7 dias, de acordo com cada objetivo. “O ideal é que, por exemplo, se a pessoa tem um objetivo de emagrecer X quilogramas em um determinado período, que ela faça sete dias consecutivos no período que antecede o prazo final, e o cumpra adequadamente. Assim, seus resultados serão potencializados”, complementa a nutricionista.

Cuidados e contraindicações
“É preciso ter muito cuidado”, diz Ana Paula. A dieta do ovo pode ser muito radical para organismos que não estão acostumados a ter uma alimentação restritiva. Embora sua carga nutricional seja ótima, a diminuição do consumo de carboidratos, que são fonte de energia, pode gerar alguns efeitos como:
• Cansaço;
• Dores de cabeça;
• Fraqueza;
• Tontura;

Caso durante a dieta a pessoa sinta estes sintomas se agravarem, é preciso buscar um profissional. Lembrando que mulheres grávidas e lactantes não podem se submeter a esta dieta, pelo seu caráter restritivo e seus efeitos colaterais.
Por todos estes motivos apresentados, Ana Paula reforça a importância de que um nutricionista acompanhe esta dieta, já que cada indivíduo terá um objetivo e uma necessidade a ser atendida, por isso a dieta do ovo deve ser prescrita individualmente.

A dieta do ovo é uma ótima alternativa para quem deseja perder alguns quilinhos de maneira rápida e se alimentando bem. Há sempre uma opção boa e saudável para quem busca o emagrecimento, livre de medicamentos e outras formas drásticas de perder peso. Sabemos que milagres não existem, é preciso muita força de vontade. Associe a dieta junto à atividade física, e verá que o resultado será satisfatório. Fonte: Dicas de Mulher*

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