Bem vindo, Camaçari, 19 de Julho de 2018

Ações na BA 099 celebram o mês do meio ambiente

Escrito por: CN com Assessoria de Comunicação - Meio Ambiente - 13 de Junho de 2018

Junho é marcado como o Mês do Meio Ambiente, em referência a data celebrada no dia 5 e, por isso, diversas ações são realizadas por todo o mundo para contribuir com a conscientização sobre a importância da preservação da natureza e de ações sustentáveis. Na Bahia, as iniciativas estão sendo marcadas por diversas atividades realizadas pela Concessionária Litoral Norte (CLN) na Estrada do Coco, Linha Verde e em comunidades da região, que possuem um dos resquícios mais expressivos de Mata Atlântica.

Dentre as ações está a Gincana do Meio Ambiente, realizada em parceria com o Parque Klaus Peters, na Praia do Forte, com crianças de 8 a 12 anos. Entre as brincadeiras de aprendizagem proposta aos participantes estavam o circuito do coco, prova do esqui e arremesso de coco à distância. Mais de 60 crianças foram impactadas, assim como turistas e moradores da localidade. Além disso, aconteceu a roda de conversa no Instituto Baleia Jubarte, com o tema "Litoral Norte da Bahia: Empreendedorismo e Natureza podem caminhar juntos?".

Além disso, no último ano, a CLN reduziu em quase 4% o seu consumo de água e em 15% as suas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE). "A redução do consumo do combustível advinda da troca de gasolina para álcool em parte da frota da concessionária foi importante para a diminuição do GEE, além da economia de energia elétrica", pontua a bióloga e analista ambiental da CLN, Brisa Cruz.

A empresa ainda tem o compromisso da gestão da fauna no trecho sob concessão e monitora a população de fauna local. A CLN também administra nove passagens subterrâneas e aéreas na rodovia com a finalidade de assegurar a vida dos animais e garantir a segurança viária para os seus usuários. Até 2019, mais 15 passagens serão instaladas, tornando a região ainda mais segura. Vale mencionar também que a concessionária utiliza tintas à base de água nas intervenções de engenharia, reutiliza material fresado e plantou mais de 2.100 mudas de árvores nativas da mata atlântica no ano de 2017. Até o final de junho, mais mil mudas serão plantadas na região.

Corredor ecológico
As iniciativas pela preservação da fauna e da flora podem ser encontradas também no Parque Klaus Peters, organização parceira da CLN, localizada em Praia do Forte, Mata de São João (BA). Com um total de 264 hectares, a área é uma espécie de corredor ecológico que liga dois grandes trechos de vegetação na região. "O Parque é uma unidade de conservação de proteção integral que tem como principal objetivo fomentar o desenvolvimento de pesquisa, preservar a área de grande relevância ecológica na região por se tratar de um ecossistema de restinga e promover o turismo consciente, além de desenvolver atividades de educação ambiental", relata Fábio Lima, gestor do local.

No Parque Klaus Peters são desenvolvidas pesquisas na área de botânica e zoologia, além de servir como habitat para espécies de fauna ameaçadas de extinção como a preguiça de coleira e o calango do Abaeté. O espaço ainda recebe diariamente o público e grupos escolares para realização de trilhas, passeios a cavalo e de bicicleta e navegação na Lagoa Timeantube em canoas tipo canadense. No momento, está em curso a instalação de uma trilha para pessoas com mobilidade reduzida buscando atingir cadeirantes e deficientes visuais em um espaço de 100 m².
 
Conscientização
Com o slogan "Time consciente preserva o meio ambiente" e com o apoio do Projeto Tamar e do Projeto Sinergia Sola, a CLN está realizando iniciativas com os colaboradores voltadas a práticas sustentáveis. No momento, foi aberto um concurso de ideias inovadoras, no qual os colaboradores podem sugerir ações para a concessionária colocar em prática em prol da preservação do meio ambiente.

"Entre os tópicos sugeridos estão mudanças que auxiliem na redução do consumo de energia elétrica, água ou outros insumos, como material de escritório, e ideias para a preservação das áreas verdes em torno da rodovia, assim como soluções que estimulem e envolvam proativamente os colaboradores e as comunidades ao redor da BA-099", relata Fabiana Carrera, coordenadora de Recursos Humanos.

No mês de junho já aconteceu uma oficina cujo objetivo era ensinar a construir fogões solares com materiais recicláveis e reutilizáveis. Também foi realizado o dia do Poupa Copo, com o objetivo de reduzir ao máximo a utilização de copos descartáveis, o que resultou na economia de 27% em relação ao consumo médio diário, e o Quiz da Consciência, um teste de conhecimento sobre preservação do meio ambiente e consumo consciente. Como medida de redução do consumo de papel, o teste foi realizado em uma plataforma online e em formulários impressos com papéis reutilizados.

Além disso, na sede da CLN existe um ponto de coleta permanente de pilhas e baterias, no qual os colaboradores podem depositar os materiais que são posteriormente enviados para o descarte adequado em uma empresa especializada. Intitulada de 'Cone Ecológico', a iniciativa recebeu esse nome pois foi reaproveitado um cone de sinalização viária para ser utilizado como recipiente de coleta.

 

Outras Notícias:

Meio Ambiente
Escrito por: Camaçari Notícias
12 de Julho de 2018
 Veja Mais
Meio Ambiente
Escrito por: CN com Assessoria de Comunicação
10 de Julho de 2018
 Veja Mais
Meio Ambiente
Escrito por: Metro 1
09 de Julho de 2018
 Veja Mais
Meio Ambiente
Escrito por: CN com Assessoria de Comunicação
27 de Junho de 2018
 Veja Mais
Meio Ambiente
Escrito por: CN com Assessoria de Comunicação
25 de Junho de 2018
 Veja Mais
Meio Ambiente
Escrito por: Sheila Barretto
21 de Junho de 2018
 Veja Mais
 Veja todas as notícias

Buscar em Notícias

Cadastre-se

Receba nossos informativos no seu email:

Enquete

Você avalia o governo Rui Costa positivamente em qual setor?

Resultado

Praça Desembargador Montenegro, n° 35, Centro,
Camaçari - BA
CEP: 42800-020

71.3627-5293
contato@camacarinoticias.com.br

Navegação Rápida