Bem vindo, Camaçari, 23 de Setembro de 2018

Meio Ambiente debate proibição de zoológicos e aquários no Brasil

Escrito por: Pesquisa Web - Meio Ambiente - 19 de Junho de 2018

Ricardo Izar, relator da proposta, sugeriu a tipificação do crime de exposição de animais silvestres para visitação.

 

A proibição de zoológicos e aquários no Brasil será tema de audiência pública na Comissão de Meio Ambiente da Câmara nesta tarde. A medida polêmica está prevista no Projeto de Lei 6432/16, do deputado Goulart (PSD-SP), que também estende a proibição aos parques públicos e privados que exponham animais silvestres. O relator na comissão, deputado Ricardo Izar (PP-SP), apresentou substitutivo no qual revoga a Lei dos Zoológicos (7.173/83) e tipifica o crime de expor animais silvestres para visitação ou amostra em zoológicos, aquários e parques públicos e privados.

Izar inclui essa medida na Lei de Crimes Ambientais (9.605/98), que equipara tais condutas à pratica de abusos e maus-tratos aos animais, com pena de detenção de três meses a um ano, além de multa. O texto ainda dá prazo de dois anos para a desativação dos zoológicos e aquários. Os animais deverão ser prioritariamente libertados no seu habitat natural ou levados para santuários ecológicos ou fundações para guarda e cuidados, sob cuidado de técnicos habilitados.

O debate na Comissão de Meio Ambiente foi pedido pelo deputado Stefano Aguiar (PSD-MG) para quem ainda há dúvidas a serem esclarecidas. "Que possamos fazer uma discussão com os representantes dos zoológicos, dos aquários, do ICMBio e do Ministério do Meio Ambiente para que a gente possa entender se existe ou não uma situação crítica em relação à fauna brasileira. Lembrando que muitos animais vítimas de maus-tratos são recuperados para estar ali e não podem mais voltar a seu habitat natural", justificou.

Já confirmaram presença no debate os representantes da Sociedade de Zoológicos do Brasil, do Ministério do Meio Ambiente, do Instituto Chico Mendes de Conservacao da Biodiversidade (ICMBio), da Associação Paulista de Zoológicos e Aquários e da Fundação Hermann Weege. Fonte: Agência Câmara*

Confira a lista completa dos convidados.

Outras Notícias:

Meio Ambiente
Escrito por: EBC
21 de Setembro de 2018
 Veja Mais
Meio Ambiente
Escrito por: Pesquisa Web
20 de Setembro de 2018
 Veja Mais
Meio Ambiente
Escrito por: Camaçari Notícias
18 de Setembro de 2018
 Veja Mais
Meio Ambiente
Escrito por: Pesquisa Web
13 de Setembro de 2018
 Veja Mais
 Veja todas as notícias

Buscar em Notícias

Cadastre-se

Receba nossos informativos no seu email:

Enquete

Como está o estado de conservação das ruas e estradas de Camaçari na sua opinião?

Resultado

Praça Desembargador Montenegro, n° 35, Centro,
Camaçari - BA
CEP: 42800-020

71.3627-5293
contato@camacarinoticias.com.br

Navegação Rápida