Artigo

Nutricionista Marilla Alencar escreve sobre a força do amendoim

Escrito por Marilla Alencar em 31 de Março de 2019
[Nutricionista Marilla Alencar escreve sobre a força do amendoim]

A Nutricionista Marilla Alencar colunista do site Camaçari Notícias colabora com textos que nos informa sobre a riqueza da culinária do nordeste. Uma série de artigos que desde 2018 vem levando para os leitores os segredos da força, determinação, sabedoria e alegria do povo sertanejo. O assunto hoje é o amendoim, boa leitura.

Amendoim

Um dos alimentos típicos do são João que já já esta chegando ai, o amendoim se tornou o queridinho dos praticantes de musculação, consumido na forma de pasta. É utilizado também como petisco, tira gosto e em muitas receitas culinárias. 

O amendoim é uma oleaginosa rico em gorduras boas como ômega 3, ômega 9, é rico em vitaminas como vitamina E, vitaminas do complexo B, minerais como cobre, manganês, fósforo, magnésio, zinco, ferro e potássio. Além de conter fibras, o que pode causar saciedade. 

O amendoim possui resveratrol a mesma substância encontrada no vinho, é rico em antioxidantes, favorece a contração e na recuperação muscular assim como na hipertrofia. Contém a substância triptofano o que ajuda diminuir o estresse. Entre muitos outros benefícios do amendoim, ele previne doenças cardíacas, câncer, aterosclerose, o envelhecimento precoce, melhora o humor e é fonte de energia.

O amendoim é um alimento muito rico em gorduras e proteínas, com pouco carboidrato, semelhante às castanhas. É considerado um alimento de alto valor calórico pela quantidade de gordura que possui.

Muitos indivíduos têm algumas duvidas em relação ao amendoim como: ele é afrodisíaco? Engorda?

Então... O amendoim não é um alimento afrodisíaco que age diretamente. Usado de forma crônica pode melhorar o hormônio de testosterona e estrogênio hormônios masculino e feminino. O amendoim é um alimento nutritivo, porém consumido em excesso pode engordar.  Prefira sempre comprar o amendoim cru e torrar em casa. Recomendado consumir 30g por dia.

Dica: Para as mulheres na TPM no lugar de comer chocolates ou outros doces pode substituir por amendoim, pois é rico em zinco e melhora o humor. Se atentar apenas na quantidade.

Receita

Paçoca caseira

250 g de amendoim torrado e sem sal;

100 g de farelo de aveia;

2 colheres de sopa de manteiga;

4 colheres de sopa de adoçante  em pó para cozinhar;

1 pitada de sal.

Modo de preparo

Em um processador ou liquidificador mistura todos os ingredientes.  Bate bem. Depois só modelar da melhor maneira que quiser. 

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Contatos de  *Marilla Cunha Alencar

Especialista em Gestão em Unidades Produtoras de Refeições e Alimentos;
Pós graduada em Docência do Ensino Superior;
Pós  graduanda em Nutrição Esportiva Funcional

Atendimentos:
Policlinica Humanas - Irecê
Bio saúde - Ibititá

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