Automobilismo

Maio Amarelo: Ford dá dicas para uma viagem mais tranquila

Escrito por CN com Assessoria de Comunicação em 24 de Maio de 2018
[Maio Amarelo: Ford dá dicas para uma viagem mais tranquila]

Na próxima semana haverá mais um feriado prolongado e muita gente deve pegar a estrada para aproveitar a folga. Pensando nisso, a Ford preparou algumas dicas para que os motorista dirijam com mais segurança.

Ao entrar no carro, posicione-se bem no banco. Ajuste o assento de modo que consiga, com o pé direito, pisar até o fim do pedal da embreagem sem tirar as costas do encosto. Em seguida, arrume-o de forma que, com os ombros encostados e o braço direito esticado, o pulso fique apoiado sobre a parte superior do volante.

A distância dos ombros até o volante deve ser de, no mínimo, 20 centímetros e os braços devem estar levemente flexionados. As mãos devem estar na posição dez para as duas, como os ponteiros de um relógio. “Dessa forma, fica mais fácil reagir em uma manobra de emergência, pois o motorista tem melhor controle da direção”, explica Marcus Romaro, engenheiro de tráfego do Campo de Provas da Ford em Tatuí.

Durante o percurso, fique de olho na estrada à frente e ainda mais nos espelhos retrovisores. Isso permitirá antecipar possíveis riscos. Mantenha sempre o foco onde quer ir e não nos obstáculos. Também é importante obedecer o limite de velocidade para evitar acidentes. Em condições adversas, como chuva, neblina ou escuridão, trafegue em marcha reduzida e, caso precise, reduza a velocidade sem frear, apenas tirando o pé do acelerador, o que permitirá ter melhor controle do veículo.

Sinta-se no comando do automóvel e não deixe que qualquer objeto, situação ou passageiro influencie o comportamento ao volante. Tome cuidado com as distrações: não mexa no celular e mantenha a atenção na condução mesmo com pessoas barulhentas durante a viagem.

Outra dica valiosa é sempre calibrar os pneus antes de viajar, mantendo a pressão indicada pelo fabricante. Fazendo isso, além de deixar o veículo mais seguro, ele será mais eficiente no consumo de combustível.

Compartilhe!