![Encontrada na Bahia, esmeralda de cerca de meia tonelada quase é vendida em Minas Gerais [Encontrada na Bahia, esmeralda de cerca de meia tonelada quase é vendida em Minas Gerais]](https://salvadornoticias.com.br/fotos/noticias/96812/IMAGEM_NOTICIA_1.jpg?v=8ac68e9472a2ca9)
Estrago provocado pela enchente após chuva no distrito de Nova Alegria, interior do estado da Bahia. (Foto: Eduardo Anizelli/ Folhapress)
O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), repassou, nesta sexta-feira (21), R? 1,9 milhão a três cidades da Bahia atingidas por chuvas intensas. As portarias que autorizam a liberação dos recursos foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU).
O maior recurso, de R? 996 mil, foi destinado à cidade de Itajuípe. O valor será usado para a compra de cestas básicas, kits de limpeza e de higiene pessoal, dormitórios e colchões. Para a aquisição dos mesmos itens, também foram repassados R? 635 mil para Firmino Alves e R? 283 mil para o município de Buerarema.
Até o momento, já foi garantido aproximadamente R? 140 milhões para ações de defesa civil no estado. Os recursos aprovados são para socorro e assistência humanitária, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de infraestrutura danificada. A Bahia está, atualmente, com 149 municípios com a situação de emergência reconhecida em razão das fortes chuvas.
Estiagem
Nesta sexta, o Governo Federal também reconheceu a situação de emergência em outras duas cidades baianas -- Canudos e Curaçá. Na contramão do restante do estado, que sofre com as fortes chuvas, a causa foi a estiagem.
Siga o CN1 no Google Notícias e tenha acesso aos destaques do dia.