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Salvador
A primeira via da CIN é gratuita e terá o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de identificação.
Por: Salvador Notícias
Foto: Alberto Maraux/SSP-BA
Os postos do SAC Bela Vista e do SAC Salvador Shopping terão horário de atendimento ampliado para atender à crescente demanda pela nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). A mudança entra em vigor nesta segunda-feira (14) no SAC Bela Vista e a partir de terça-feira (22), após o feriado, no SAC Salvador Shopping. Com a alteração, os dois postos passam a funcionar das 7h30 às 21h, assim como os postos SAC Barra e Shopping da Bahia, que já operam com horário estendido.
De segunda a sexta-feira, o atendimento será dividido em três faixas: das 7h30 às 9h e das 18h às 21h, exclusivamente para emissão da CIN; e das 9h às 18h, para todos os serviços disponíveis no posto. Aos sábados, o atendimento exclusivo da CIN ocorre das 8h às 9h e das 13h às 16h; entre 9h e 13h, o público tem acesso a todos os serviços.
A emissão da nova identidade é feita somente por agendamento, que pode ser realizado pelo aplicativo ou portal www.ba.gov.br, além do call center (71) 4020-5353 ou 0800 071 5353.
A primeira via da CIN é gratuita e utiliza o número do CPF como identificação única. Para obter o documento, é necessário apresentar a certidão de nascimento ou de estado civil (original). Caso o documento esteja plastificado, é preciso levar também uma cópia simples.
O novo modelo permite incluir dados de outros documentos, como CNH, carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar. Informações complementares, como tipo sanguíneo, fator RH, condição de saúde (incluindo TEA e deficiências) e nome social também podem ser inseridas. Em caso de mudança de nome na certidão de nascimento, prevalecerá o novo registro.
A CIN conta ainda com versão digital, disponível no aplicativo GOV.BR três dias após a emissão física. O documento possui QR Code para verificação de autenticidade e tem validade conforme a faixa etária: 5 anos para menores de 12 anos, 10 anos para cidadãos entre 12 e 60 anos, e validade indeterminada para maiores de 60 anos.
Mais informações estão disponíveis nos sites www.ba.gov.br/administracao e www.sac.ba.gov.br. A implantação da CIN na Bahia é conduzida pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT), da Secretaria da Segurança Pública (SSP), em parceria com a Secretaria da Administração (Saeb), por meio da Rede SAC.
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